Lucas é um admirável médico e historiador que cuidadosamente pesquisou a história de Jesus. Ele também recebe os créditos da escritura da história da aventura da igreja nos seus primórdios (conhecido como o Livro dos Atos). Lucas nos oferece um material para a nossa alma ao pesquisar estas histórias maravilhosas. Muitos leitores diriam que o Evangelho de Lucas é o mais bonito dos Evangelhos, pois ele é um homem extremamente educado que está a escrever para os não-judeus. Lucas também é um “forasteiro”. Ele é um não-judeu que está escrevendo para outros que talvez não tenham uma herança judaica.
Lucas escreve sobre a trajetória principal do nascimento até a ressurreição de Jesus Cristo. Jesus é mostrado como um homem profundamente preocupado com o sofrimento e os oprimidos. Jesus é o Curador. Ele deu atenção especial à pessoas que a sociedade não considerava importantes, incluindo mulheres, crianças, pobres, prostitutas, coletores de impostos desdenhados pela sociedade e muitos outros. Jesus ofereceu a todos a recuperação espiritual, força e salvação. Mas a sua preocupação principal era com os rejeitados e outras pessoas que não eram bem-amadas. Jesus foi em direção dos não-amados. Isto é evidente nas parábolas (histórias de ensinamentos) de Jesus. Jesus dá as boas-vindas aos recusados e rejeitados pela “Religião”.
Um dos ensinamentos mais famosos de Cristo é freqüentemente usado em ministérios de justiça. Estas palavras continuam a inspirar e desafiar todos os leitores. Jesus disse: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor" (Lucas 4: 18- 19). Jesus Cristo é para os pobres, os presos, os oprimidos e os que têm um fardo pesado a carregar. Jesus pregou justiça e enfureceu as autoridades religiosas, que planejaram a destruição deste revolucionário espiritual. Cristo era simplesmente politicamente incorreto e perigoso para o status quo.
Lucas escreve cuidadosamente sobre o Espírito Santo na vida de Cristo. O Espírito estava presente na sua concepção, batismo, no seu ministério e na sua ressurreição. Este mesmo Espírito Santo pode nos dar força.
Nenhum comentário:
Postar um comentário