"Jesus, ilumine com sua luz o caminho dos cristãos que buscam respostas."

O Evangelho de João


Cada narrativa evangélica é bela e única. João é conhecido como o “discípulo bem-amado” (Jo 13:23; 19:26; 20:21; 21:7, 20; 21:24). O seu nome quer dizer “a graça do Senhor”. Ele foi um dos primeiros a seguir Jesus e era possivelmente seu primo. João tinha um temperamento exaltado, o que lhe deu o apelido de “um dos filhos do trovão”.

João é o autor de várias “epístolas” (cartas). Os seus nomes são 1 João (Primeiras), 2 João (Segundas) e 3 João (Terceiras). Ele também escreveu o livro mais difícil e confuso na Bíblia, conhecido comom o livro de Revelações. Muitos tentam ler Revelações como uma primeira experiência de leitura da Bíblia, mas Soul Food recomenda começar-se com o Evangelho de João antes de tentar ler o Livro das Revelações!

Há escritos especiais que se encontram somente em João. Podemos ler pela sua perspectiva a maravilha do primeiro milagre. Jesus transforma água em vinho em um casamento de um vizinho! Em seguida, há histórias e dramas de pessoas reais com a samaritana e a história de Nicodemo. João compartilha em detalhe a sua visão do Quarto Superior da “última ceia” e registra também o “Pai Nosso” no capítulo 17 junto com as famosas citações “Eu sou” de Cristo.

João nos escreve com um propósito (20:31) para que os leitores possam acreditar que Jesus foi enviado por Deus. A vida está na crença do seu nome. Ele desenvolve o que a vida é como uma pessoa de crença e fé amadurecida. João nos ajuda a “estar” com Cristo em conversas que ainda perduram.

Um dos versos mais famosos na Bíblia é "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Jesus nos leva além do que João escreveu em 3: 16, pois ele investiu na formação espiritual das pessoas. As duas palavras mais radicais que Cristo pronunciou são “siga-me”. A leitura do Evangelho por meio destas duas palavras pode ser uma experiência de leitura evangélica bastante profunda (João 1:40, 43; 10: 4, 27; 12:26; 13:37; 18:15; 21:19). A transformação de conversas e formação espiritual é desenvolvida nestes 21 capítulos.

O discípulo amado registra as belas palavras de Cristo após a Sua ressurreição! "Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós" (João 20: 21). João nos ajuda a viver a paz de Cristo. Nós temos que ser, então, missionários da paz com Cristo no nosso mundo. Jesus nos ensina como estar em vida e com Deus.

Algumas das conversas espirituais mais famosas com Cristo são para que nós a desfrutemos. Estas serão mais completamente desenvolvidas no estudo da Bíblia a seguir. Jesus também passa uma boa parte do tempo preparando seus discípulos par o ministério. Estes serão explorados por meio das vidas de André, Pedro, Felipe, Nataniel, Judas Isacariotes, o outro Judas e Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário